sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Em tempos de chuva, sempre existe uma possibilidade de montanha

ainda que com maior cuidado, ainda que exigindo mais experiência
Mas, com chuva ou sem chuva, existem opções
Mesmo que menores, mais curtas, mas sem perder o charme
e, principalmente, a boa energia para nos renovar
Conheça o Pico Meia Lua, em Piquete com a gente.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

CACHOEIRAS E BALNEÁRIOS DE PIQUETE - pequena amostra











BALNEÁRIO MANÉ BASTOS:
A distância até o centro de Piquete é de aproximadamente 6 km. O local possui estacionamento próprio, churrasqueiras e um pequeno bar, além de poços com águas cristalinas adequadas para o banho. Pequenas trilhas possibilitam a circulação de pessoas. Mata ciliar caracteriza o entorno do balneário. O percurso costuma ser realizado em torno de 2 horas.

CACHOEIRA DO JARACATIÁ:
Conhecida como a maior cachoeira de Piquete, sua queda vai formando pequenos poços, numa extensão de 200 metros. Devido a suas pedras serem extremamente lisas, não é indicada para banhos. Chega-se a ela por uma estrada de terra (extensão aproximada de 4km), onde se pode avistar o Pico dos Marins e extensões de Mata Atlântica.

CACHOEIRA DO FERREIRA:
Propriedade particular, com duas quedas de água formando pequenos poços. É necessário atravessar pequeno pasto e estrada de terra. Lugar bastante visitado pela beleza natural. Possibilidade de banho.

SÍTIO DA COLINA:
Propriedade particular.Construção antiga, situada no Bairro dos Marins, possui roda dágua que aciona gerador capaz de produzir energia para todo o local. Possui poços de água cristalina, que são utilizados mediante autorização dos proprietários, o que garante praticamente exclusividade. 
Produtora de premiado queijo mussarela e nozinho renomados no município e cidades vizinhas, a propriedade, juntamente com a simpatia dos proprietários e toda a beleza da paisagem, se constitui num ambiente agradável para visita e degustação. Existe ainda opção de leite ao pé da vaca e visitação de gerador movido a água, onde é possível tomar delicioso caldo de cana feito na hora.

POÇO DO CURIACO, CACHOEIRA DO AMOR, PEDRA LISA:
Complexo pertencente a bacia hidrográfica. O Poço do Curiaco, pela formação rochosa do seu leito aparenta ter as águas de cor escurecida. Na cheia atinge mais de 3m de profundidade. Embora visto do alto pareça negro, suas águas são cristalinas e integram a região da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Passa Quatro. O poço principal chega a atingir, na época das cheias, mais de 3 metros de profundidade.
A Cachoeira do Amor, assim nomeada pelos Monitores Ambientais, forma um ambiente romântico com sua queda culminando num poço em forma de lua. A Cachoeira do Amor possui pequena queda terminada na forma de lua e é passagem obrigatória para a Cachoeira da Pedra Lisa, onde se pode escorregar. Possibilidade de banho em todos os três lugares. Visão privilegiada do Pico dos Marins.

CACHOEIRA DA PONTE:
Extensa queda d´água na trilha que leva ao Pico dos Marins, mas próxima do bairro de mesmo nome. Crianças costumam brincar de escorrega em seu leito. Visão privilegiada do Pico dos Marins.

Pico dos Marins - resumo

O Pico dos Marins, o segundo mais alto do estado de São Paulo, com seus 2422 metros, é o atrativo de montanha principal de Piquete e está localizado dentro de uma Unidade de Conservação (UC APA da Mantiqueira). O seu acesso é feito pela estrada Vicinal José Rodrigues Ferreira, no Bairro dos Marins. Seu trajeto se faz por trilha de piso pedregoso e de terra arenosa. Apresenta Bioma da Mata Atlântica, com presença de bromélias, orquídeas, pássaros e vista panorâmica do Vale do Paraíba. O percurso todo (ida e volta) é feito em aproximadamente 9 horas. O ideal é que essa trilha seja feita sempre com acompanhamento de monitores locais.
Nível: moderado
ECOTURISMO CONSCIENTE
Princípios do Ecoturismo
Ecoturismo: Atividades relacionadas com turistas e visitantes ou serviços que dão suporte às populações locais, culturas e economias de maneira positiva, além de contribuir para a proteção ecológica e sustentabilidade.
A viagem de Ecoturismo tem um foco primário em visitar ambientes naturais relativamente remotos e inalterados.
O Ecoturista mantém um baixo impacto sobre o ambiente natural, sem alterar o recurso ou afetar negativamente a experiência.
Os participantes trazem consigo uma ênfase educacional e um desejo em aprender mais sobre a história natural e cultural dos lugares visitados.
O Ecoturista oferece benefícios diretos à economia e aos habitantes locais, além de colaborar com a preservação das áreas naturais e habitats da vida selvagem.
O Ecoturista promove o crescimento econômico enquanto protege o ambiente natural - qualquer desenvolvimento deve ser sujeito a limitações.
A agência/operadora ajuda a custear o policiamento de suas próprias atividades, contribuindo com a preservação ambiental.
Os viajantes devem ter o espírito da apreciação, participação e sensibilidade.
Como ser um Ecoturista Consciente
Durante a Viagem
Enquanto você estiver viajando, minimize os impactos ambientais, sociais e econômicos da sua visita;
Lembre-se: você é o convidado;
Seja culturalmente sensível e respeite os costumes locais;
Fique o tempo suficiente em cada lugar para poder apreciá-lo;
Viaje por meio de seus próprios músculos;
Seja cuidadoso em não introduzir plantas e animais exóticos;
Deixe o lugar mais limpo do que você encontrou;
Familiarize-se com as regulamentações locais;
Não utilize sabão ou detergente em áreas naturais;
Quando viajando, gaste o dinheiro nos comércios locais;
Considere as implicações da compra de produtos animais e vegetais. Não os consuma se a espécie estiver ameaçada de extinção, for rara ou se a atividade não é legalmente reconhecida;
Não encoraje o comércio ilegal comprando produtos feitos com espécies ameaçadas.

Quando você retornar
Fomente e gere um conhecimento natural e cultural dos lugares que você visitou;
Considere os efeitos ambientais e culturais da sua visita. Forneça um retorno à sua operadora, sua agencia e às agências de governo (quem maneja a área).
Excursionismo de Mínimo Impacto
» Planejamento é Fundamental
» Você é responsável por sua segurança
» Cuide das trilhas e dos locais de acampamento
» Traga seu lixo de volta
» Deixe cada coisa em seu lugar
» Não faça fogueiras
» Respeite os animais e as plantas
» Seja cortês com outros visitantes

http://www.ecoviagem.com.br

Pico Meia Lua - Passeio com Comunidade Amo Piquete - 07-11-2010

Este foi o segundo passeio que a Equipe do Troupe da Trilha realizou com o pessoal da Comunidade Amo Piquete. O dia foi perfeito e a caminhada na trilha foi bom demais. Olha só o povo no cume da montanha, presta atenção, que tem gente escondidinho lá no alto. Valeu, pessoal. Em breve organizaremos mais uma aventura.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Pensamentos

Há quem passe pelo bosque e veja só lenha para a fogueira. Tolstoi

Aprendi que todo o mundo quer viver em cima da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a encosta. Gabriel Garcia Marquez

"quem foi que ao rezar por mim
mudou o rumo da vela
para que eu desperte assim
como dentro de uma tela?" M. Quintana

O mundo se encheu de entretantos,
De infundados temores e dor,
Mas tem-se de reconhecer que sobre o pão salobro
Ou junto de tal ou qual iniqüidade
Os vegetais, quando não forem queimados,
Continuaram florescendo e repartindo
E continuaram seu trabalho verde. (Os materiais – Neruda)

Montanhas de Piquete







PICO DO ATAQUE
Localização: Abaixo do Pico dos Marins
Altitude: 1.930 metros
O pico é de fácil acesso, porém a trilha que leva ao pico possui um alto grau de dificuldade. O pico leva este nome devido à revolução de 32, visto ser onde os soldados de São Paulo se refugiavam para o combate e por ele estar situado na divisa com Minas Gerais.
PICO DA MEIA LUA
Localização: Serra da Mantiqueira Km 55- Boa Vista
Altitude: 1.615 metros
Distância aproximada do centro: 15 Km, tendo por Via de acesso a BR459
O Pico é de área publica e o órgão responsável é o IBAMA de Passa Quatro e também pertence à Área de Preservação Ambiental. Muito procurada para caminhadas pelas trilhas. A vista do cume é extremamente bonita, pondeno ser avistado grande parte do Vale do Paraíba e trechos de Minas Gerais.
PICO FOCINHO DE CÃO
Localização: Mata da IMBEL
O Pico possui 1.760 metros de altitude, composto por Mata Atlântica primária. Seu acesso necessita de autorização especial do comandante da Imbel, visto estar em área militar preservada.
A trilha que leva ao pico é tranqüila para qualquer faixa etária, embora seja puxada devido ao longo percurso.
PICO DO CABRITO
Localização: Próximo ao Pico Focinho do Cão
Acesso: Estrada Lorena- Itajubá - BrR 459
Altitude: 1.817 metros
O pico do Cabrito possui boas trilhas, sendo possível chegar até os seus pés de carro 4x4.
PICO DOS MARINS
Localização: Estrada dos Marins, Bairro dos Marins
Altitude: 2.422 metros
O pico possui formação rochosa, flora nativa e de campos de altitude. A trilha é o que chamamos de escalaminhada, sendo que a trilha a demarcada está bastante confusa,devido ao exagero e despreparo de quem as faz, o que exige conhecimento prévio para os participantes e o seu grau de dificuldade é considerado médio. Aconselha-se a companhia de um guia experiente.

ORAÇÃO CELTA

"QUE A ESTRADA SE ABRA À SUA FRENTE,

QUE O VENTO SOPRE LEVEMENTE ÀS SUAS COSTAS,

QUE O SOL BRILHE MORNO E SUAVE EM SUA FACE,

QUE A CHUVA CAIA DE MANSINHO EM SEUS CAMPOS...

E, ATÉ QUE NOS ENCONTREMOS DE NOVO,

QUE DEUS LHE GUARDE NA PALMA DE SUAS MÃOS."

ECOTURISMO CONSCIENTE

Princípios do Ecoturismo
Ecoturismo: Atividades relacionadas com turistas e visitantes ou serviços que dão suporte às populações locais, culturas e economias de maneira positiva, além de contribuir para a proteção ecológica e sustentabilidade.
A viagem de Ecoturismo tem um foco primário em visitar ambientes naturais relativamente remotos e inalterados.
O Ecoturista mantém um baixo impacto sobre o ambiente natural, sem alterar o recurso ou afetar negativamente a experiência.
Os participantes trazem consigo uma ênfase educacional e um desejo em aprender mais sobre a história natural e cultural dos lugares visitados.
O Ecoturista oferece benefícios diretos à economia e aos habitantes locais, além de colaborar com a preservação das áreas naturais e habitats da vida selvagem.
O Ecoturista promove o crescimento econômico enquanto protege o ambiente natural - qualquer desenvolvimento deve ser sujeito a limitações.
A agência/operadora ajuda a custear o policiamento de suas próprias atividades, contribuindo com a preservação ambiental.
Os viajantes devem ter o espírito da apreciação, participação e sensibilidade.
Como ser um Ecoturista Consciente
Durante a Viagem
Enquanto você estiver viajando, minimize os impactos ambientais, sociais e econômicos da sua visita;
Lembre-se: você é o convidado;
Seja culturalmente sensível e respeite os costumes locais;
Fique o tempo suficiente em cada lugar para poder apreciá-lo;
Viaje por meio de seus próprios músculos;
Seja cuidadoso em não introduzir plantas e animais exóticos;
Deixe o lugar mais limpo do que você encontrou;
Familiarize-se com as regulamentações locais;
Não utilize sabão ou detergente em áreas naturais;
Quando viajando, gaste o dinheiro nos comércios locais;
Considere as implicações da compra de produtos animais e vegetais. Não os consuma se a espécie estiver ameaçada de extinção, for rara ou se a atividade não é legalmente reconhecida;
Não encoraje o comércio ilegal comprando produtos feitos com espécies ameaçadas.

Quando você retornar
Fomente e gere um conhecimento natural e cultural dos lugares que você visitou;
Considere os efeitos ambientais e culturais da sua visita. Forneça um retorno à sua operadora, sua agencia e às agências de governo (quem maneja a área).
Excursionismo de Mínimo Impacto
» Planejamento é Fundamental
» Você é responsável por sua segurança
» Cuide das trilhas e dos locais de acampamento
» Traga seu lixo de volta
» Deixe cada coisa em seu lugar
» Não faça fogueiras
» Respeite os animais e as plantas
» Seja cortês com outros visitantes

http://www.ecoviagem.com.br

Informações sobre Piquete

Para maiores informações sobre a cidade de Piquete, acesse: http://www.ferias.tur.br/informacoes/9491/piquete-sp.html